segunda-feira, 25 de abril de 2011

Martin Holandesa


Eu conheço um Lugarzinho... onde uma família de confeiteiros holandeses prepara delícias da terra natal a mais de 60 anos.


Para quem não conhece a pitoresca cidade de Holambra, saiba que se trata de um rico reduto da gastronomia holandesa e do lar da famosa Expoflora

Foi justamente na cidade das flores que o Guia do Lugarzinho encontrou a Martin Holandesa Confeitaria & Restaurant Pannekoekhuis

Não se deixe enganar pela aparência de padaria da Martin Holandesa, pois ali você encontra um charmoso pátio externo ideal para saborear as iguarias da culinária dos países baixos.


Fundada em 1955, a confeitaria supria toda a colonia holandesa dos pães tradicionais do velho continente.

O foco principal da Martin Holandesa continuou nos pães tradicionais e nos doces típicos até 2007 quando a segunda geração dos proprietários resolveu incluir salgados no mix de produtos.

Com esta nova proposta, os donos viajaram para a sua pátria mãe para reciclagens e trouxeram de volta nas malas a certificação máxima dos confeiteiros holandeses e exclusiva no Brasil Echt Bakke.

Nestas mesmas malas veio para o Brasil a receita do delicioso Pannekoek, um tipo de panqueca especial aberta no prato com seu recheio incorporado na massa e Queijo Gouda gratinado por cima.  




No Brasil o Pannekoek ganhou vários recheios diferentes e passou a fazer muito sucesso na loja da Martin Holandesa na Expoflora.

Como se trata de uma receita holandesa, recomendamos que evitem as versões abrasileiradas e escolham as tradicionais como por exemplo o Pannekoek recheado com Bacon, Abacaxi, Champignons, Queijo Prato e Queijo Gouda.

Não deixe de saborear o seu Pannekoek com os 3 tipos de Mostarda Berna oferecidos pela casa e principalmente com o tradicional Xarope da casca da Beterraba Stroop Van Gilse.

A casa ainda oferece sopas, sanduiches, porções e os tradicionais croquetes cremosos holandeses (frango, carne e carne com gorgonzola).

Os doces são um show a parte! 

São inúmeras opções de folhados, bombas, bolos, tortas, panquecas e bolachas. 

Recomendamos o delicioso ApplelBol: uma maça inteira, descascada, recheada com uma pasta de amêndoas, assada dentro de massa folhada, servida com sorvete caseiro de baunilha, calda de chocolate e chantilly caseiro. 

Outra iguaria que não deve ser deixada de lado ao se visitar a Martin Holandesa é o Chá acompanhado da Stroopwafel (bolacha fina de waffle recheada de caramelo do açúcar da casca da beterraba). 

Escolha um aromático chá holandês de casca de árvore  (recomendamos o Rooíbos) e tampe a xícara com a bolacha. O calor do chá irá derreter o caramelo no interior da bolacha e o consumo da mesma junto da bebida será inesquecível. Pode dispensar o uso de açúcar no seu chá!

Todas essas descobertas são muito bem assessoradas por um atendimento primoroso.

É de estômago cheio e coração aquecido que recomendamos visitar a Martin Holandesa ao passar pela cidade de Holambra



Martin Holandesa
Rua Dória Vasconcelos, 15
Holambra - SP
Fone: (19) 3802-1295
2ª feira 09:00h à 16:00h
3ª à Domingo 09:00h à 22:00h



Exibir mapa ampliado

Imagens: Reprodução e Arian C. de M. A. Pereira


Um comentário:

  1. hum... super aprovado a Martin Holandesa ! parada obrigatória em Holambra e vale até uma chegada na cidade só pra parar por lá, comprar um docinho e comer à beira do lago.Delicioso !

    ResponderExcluir