Cursos de vinhos, cervejas e destilados


USF e WTrends se unem para oferta de cursos especiais de bebidas

Aulas serão ministradas por sommeliers e especialistas premiados

Desde o lançamento de seu curso Tecnologia em Gastronomia no início de 2012, a Universidade São Francisco (USF) - unidade Cambuí, tem inovado na oferta de cursos de extensão nessa área. Para incrementar ainda mais o cardápio de opções, a instituição firmou uma parceria com a WTrends, empresa especializada em capacitação para o mercado de bebidas, e passa a ofertar três cursos especiais com os temas: Cervejas Especiais, O Mundo dos Vinhos e o Universo dos Destilados.

As aulas serão ministradas por especialistas renomados como a sommelier Carolina Oda, formada em dois cursos: pela alemã Doemens Academy, uma das principais escolas de formação de sommelier do mundo, em parceria com o Senac/SP, e pela Associação Brasileira de Sommeliers - ABS; o premiado Diego Arrebola, considerado o Melhor Sommelier de Vinhos Portugueses pela revista Prazeres da Mesa - Melhores do Vinho 2012; e Márcio Silva, engenheiro de alimentos e bebidas com ênfase em destilados pela Universidade de Málaga - Espanha, com experiência internacional de mais de dez anos na área, além de ter sido Embaixador brasileiro de mixologia da equipe mundial da organização do "Diageo World Class Finals Rio de Janeiro 2012".

Com duração de 20 horas, os cursos são divididos em cinco encontros e mesclam teorias e práticas, que abordam desde a história, ingredientes, análise sensorial e fabricação de cada bebida até a harmonização com alimentos. O primeiro curso a ser ofertado é o de Cervejas Especiais, que tem inscrições abertas até 28 de setembro, com aulas no mês de outubro.

O Mundo dos Vinhos recebe inscrições até dia 11 de outubro, para aulas no fim do mesmo mês e novembro. Já o Universo dos Destilados tem aulas programadas para final de novembro e mês de dezembro e inscreve interessados até 30 de outubro. Os candidatos devem ter mais de 18 anos. Todos os cursos tem investimento único de R$650,00.

A instituição oferece também outras extensões em gastronomia como Massas, Pãezinhos Saudáveis, Sorvetes e Sorbet e minicursos para crianças. A relação completa, assim como formulários de inscrição e valores de investimento podem ser acessados no site

SERVIÇO:

Cervejas Especiais
Conteúdo: história, ingredientes, métodos produtivos, famílias, estilos, países, degustações e introdução a harmonizações.
Inscrições: até 28 de setembro.
Aulas: às terças e quintas-feiras nos dias 2, 4, 9, 11 e 16 de outubro.
Docente: Sommelier Carolina Oda.

O Mundo dos Vinhos
Conteúdo: história, análise sensorial, serviços, harmonização, viticultura, vinificação e degustação.
Inscrições: até 11 de outubro.
Aulas: às terças-feiras, nos dias: 23 e 30 de outubro e 06, 13 e 27 de novembro.
Docente: Sommelier Diego Arrebola.

O Universo dos Destilados
Conteúdo: história dos destilados, matérias primas, métodos produtivos, países produtores, coquetelaria e mixologia.
Inscrições: até 30 de outubro.
Aulas às segundas-feiras nos dias: 05, 12 e 26 de novembro, 03 e 10 de dezembro.
Docente: Márcio Silva.

Vinho X Cerveja - O duelo
Para promover os novos cursos especiais, a USF escolheu alguns representantes da imprensa especializada em gastronomia para testemunharem um evento único... um duelo de harmonizações entre vinho e cerveja.

Em uma tarde muito agradável, testemunhamos os sommeliiers Diegos Arrebola (vinhos) e Túlio Rodrigues (cervejas) duelarem nas harmonizações de um menu degustação de 4 pratos.

Entrada - Tomate Tartare com presunto cru ao manjericão


Pratos - Lombo de lebre recheado com chouriço, mousseline de pêra e rabanete ao molho de vinho branco e Carré de cordeiro com purê de mandioquinha , shitake e queijo brie.


Sobremesas - Degustação de crumble de mirtillo, creme de queijo mascarpone e redução de licor de cassis e Crème brûlée ao perfume de pitanga.


Os pratos foram elaborados pelos professores da graduação de gastronomia da USF conforme as especificações dos dois sommeliers.

Tudo estava delicioso e as harmonizações foram perfeitas dos dois lados! Não ouso escolher um vencedor, pois ambos foram perfeitos com e as duas bebidas são muito diferentes e peculiares.

A organização do evento está de parabéns por conseguir montar uma cenário perfeito para o entendimento dos novos cursos para incentivar a divulgação dos mesmo.

Eu recomendo para todos, que como eu, são apaixonados pela arte da gastronomia bem como para os amantes de longa data dessas magníficas bebidas.


Sobre a WTrends
A WTrends Inteligência de Marketing e Capacitação é uma empresa especializada em desenvolvimento de estratégias de capacitação para o mercado de bebidas através de treinamentos, cursos e palestras com foco em profissionais e consumidores. Comandada por Túlio Rodrigues, Deva Castanhari e Estácio Rodrigues, a WTrends estabeleceu parcerias estratégicas com as mais conceituadas instituições de ensino do Brasil e tem como clientes empresas de bebidas como Ambev, Heineken, Grupo Schincariol, Vinhos Concha y Toro, Diageo, Nespresso, entre outros.

Sobre a USF
A Universidade São Francisco - USF é uma instituição de ensino superior, sem fins lucrativos, com 35 anos de tradição e 10 mil alunos matriculados. Presente nas cidades de Bragança Paulista, Campinas, Itatiba e São Paulo oferece estrutura completa para mais de 40 cursos de graduação e 20 de pós-graduação, incluindo três programas Stricto Sensu. Em parceria com a ESADE Business School de Barcelona, oferta também o programa de educação executiva AMP (Advanced Management Program).
Os alunos da instituição contam ainda com o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo e o Núcleo de Relações Internacionais, que promovem formação profissional e intercâmbio estudantil por meio de parcerias com universidades estrangeiras. Inspirada no tema “Educação para a Paz” e movida pelo seu Patrono, São Francisco de Assis, tem como missão a produção e a difusão de conhecimento, da fraternidade e da solidariedade.

Fotos: Carla Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário