domingo, 22 de abril de 2012

Coffee Lab


Eu conheço um Lugarzinho... onde o café deixou de ser somente uma bebida para se tornar uma experiência sensorial


Esqueça tudo que você conhece sobre café e o seu preparo, pois você está prestes a conhecer um verdadeiro laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade... o Coffee Lab. 

Focado em micro lotes com características singulares, responsabilidade eco-social e rastreabilidade do pé ao pacote, o Coffee Lab é a torrefação responsável pelo agradável aroma de café que perfuma o cruzamento da Wizard com a Fradique Coutinho.

Bem no miolo da Vila Madalena (São Paulo-SP), se encontra essa charmosa escola de baristas que vende uma infinidade de utensílios para os amantes do café que querem prepara-lo com estilo e qualidade em suas casas.

Mas afinal de contas... laboratório, cafeteria, loja, torrefação, escola de baristas... o que exatamente é o Coffee Lab? 

O Coffee Lab é tudo isso e mais! É um espaço de degustação, aprendizado, diversão e troca para aqueles que amam, fazem e conversam café.


O Coffe Lab é um estabelecimento extremamente charmoso que possui dois ambientes principais. Em um deles funciona o laboratório em si, uma cozinha aberta e cercada por mesinhas, um balcão e uma estilosa poltrona. No outro ambiente funciona a sala de torra, onde são ministrados cursos para torrefadores.

Dois charmes muito peculiares das casa são: as divertidas anotações feitas nas paredes (para evitar o uso desnecessário de papel) e uma torneira de água filtrada de graça os clientes disponível no melhor do sistema self service com direito a gelo, copos e jarras.

O Coffee Lab também oferece uma varanda para fumantes, internet wi-fi para todos os clientes e pontos para conectar os computadores em todas as mesas. 

Não é atoa que a casa coleciona prêmios: Melhor café Veja SP 2012, Melhor café Folha de São Paulo 2011 e 2012, Melhor café pelo juri da revista e pelo juri popular da Revista Época 2011 e 2012.

O grande motivo de todo esse sucesso está em outra acumuladora de títulos, a barista Isabela Raposeiras (Melhor Barista pela Prazeres da Mesa 2012, 1º lugar no Campeonato Nacional de Barista, 2002).

A proprietária da casa pode ser uma estrela no seu meio, mas no Coffee Lab a verdadeira estrela é o café.



Ao adentrar esse "templo do café", os clientes são recebidos pelos baristas da casa. É muito fácil reconhece-los, pois todos trajam um macacão cinza, tatuagens e um sorriso no rosto.

Uma das primeiras informações que o cliente recebe, é o blend* do dia. A casa trabalha com uma variedade de blends exclusivos e single origins vindos de micro lotes de produtores nacionais.

Existe um infinidade de maneiras de preparos para saborear esse blend e bebidas interessantíssimas preparadas a base do mesmo.

Vale muito a pena conhecer o chocolate da vovó, uma bebida quente preparada com chocolate cremoso, raspas de limão e um café espresso que deve ser adicionado na hora de saborea-la. Também existe a opção da "vovó calorenta" em que a mesma bebida é preparada coma base de chocolate fria.

Para acompanhar essas bebidas deliciosas, a casa oferece uma gama interessante de confort foods: sagu de café com creme de baunilha, brigadeiro feito a base de café, torta de liquidificador com legumes e cogumelos frescos e sanduíche de fraldinha picada e cozida.

Como não poderia deixar de ser... o melhor ficou para o final! 

O Coffee Lab elaborou uma série de rituais de degustação de café. Pelo preço de um espresso, é possível, por exemplo, provar uma xícara de café comum em contraste com outra acompanhada por uma colher de cream cheese, ou até mesmo degustar um café “temperado” com sal. Os rituais permitem conhecer o rico mundo de sabores e aromas ligados ao café. 

Na primeira prova o cliente recebe o "cartão xicragem”, uma espécie de programa de milhas para os amantes do café.

Se você ama o café, pretende conhece-lo melhor ou simplesmente gostaria de saborear uma boa xícara... o Coffee Lab é uma parada obrigatória na Vila Madalena (São Paulo-SP).


*Para quem não fala café: blend é a combinação dos grãos de café. É ela que define o gosto de cada café e o diferencia dos demais.

 

Coffee Lab
Rua Fradique Coutinho, 1.340
Vila Madalena- São Paulo - SP
Fone: (11) 3375-7400
2ª a 6ª 09:00h à 18:00h 
sábado 09:00h à 16:00h



Imagens: Reprodução

Um comentário:

  1. Thiago Juliani Amorim2 de maio de 2012 12:15

    Arian, parabéns pelo post. Este lugarzinho parece sensacional, preciso conhecer em breve.

    Ainda "não falo café", mas fiquei com vontade de falar!!!

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir