Eu conheço um Lugarzinho... onde o atendimento primoroso é o resultado de mais de 500 anos de experiência no ramo.
A cidade é conhecida em todo país pelas suas fábricas e lojas porcelana.
Mas fique sabendo que existe outro bom motivo para visitar essa pitoresca cidade... o Café da Santa.
Localizado bem no meio das lojas de porcelana, o Café da Santa é um verdadeiro "achado" para quem visita a cidade em um dia de compras.
"Achado" é a palavra ideal para descrever o estabelecimento.
Primeiro por que: ou você já conhece a exata localização por ter sido indicado por uma pessoa que já esteve lá... ou você, como o autor deste Guia, é uma pessoa curiosa e simplesmente resolveu se aventurar por um belo e rústico pórtico que se encontra entre duas lojas no centro de compras da cidade.
O segundo motivo para chama-lo de "achado", encontra-se no fato que depois de adentrar o pórtico e percorrer um longo corredor... você vai encontrar um belo pátio onde é possível descansar da correria das compras sob a copa de uma goiabeira e fazer um lanche de frente para o Rio Jaguari.
O Café da Santa aparenta estar escondido por que ele começou como a cantina do Circolo Italiano e somente tempos depois foi aberto ao público.
O lugar é extremamente agradável e a decoração prima nos pequenos detalhes. Dos dizeres em italiano nas paredes às garrafas como luminárias sobre o balcão, o lugar combina perfeitamente com as árvores na outra margem do rio e a calmaria de suas corredeiras.
Outro grande atrativo do estabelecimento é o atendimento primoroso por parte do proprietário. O Sr. Luiz Fernando é uma pessoa simpática que faz questão que todos os clientes sintam-se a vontade e muito bem vindos no seu café.
Tudo no Café da Santa deixa transparecer o cuidado e carinho do seu proprietário. Do menu manuscrito, pois uma de suas ocupações anteriores era confeccionar convites de casamento, ao saboroso capuccino que ele prepara com maestria e corrige educadamente a pronúncia na hora do pedido.
Fica claro no local, que pessoas de fé ali frequentam. Lá existe uma estátua de São Francisco de Assis e sua oração também está presente em uma das paredes.
Mas isso não está ligado ao nome do café. Santa é o apelido carinhoso pelo qual a mãe do Sr. Luiz era conhecida cidade. Ela era responsável pelos deliciosos quitutes servidos nos estabelecimentos que a família teve na cidade por muitos anos.
Muitos anos mesmo! O Sr. Luiz tem muito orgulho de ter sido criado atrás do balcão seguindo a tradição da sua família.
A família Crosatto & Piccolomini começou a atender o público em uma taverna na Itália em 1492. São mais de 500 anos de tradição! Seu lema: Desde 1492, sob mesma direção, em ótimo estado de conservação.
Mas nem só de simpatia e beleza vive que o Café da Santa.
Bolo de Fubá com coco e queijo
O Café da Santa serve as bebidas a base de Café, Chocolate Quente e Chás diversos. Entre seus salgados, o pão de queijo figura lado a lado com uma apetitosa empada de frango, palmito e azeitonas verdes.
Mas quem chama mesmo a atenção e faz a alegria dos clientes é o Bolo de Fubá com coco e queijo. Os pedaços que lotavam um prato sobre o balcão sumiram em questão de minutos sob o meu atento olhar.
Seja pelos quitutes, pelo atendimento primoroso, pela bela decoração ou pela paz da natureza... o Café da Santa é o lugar perfeito para fazer sua pausa durante as compras em Pedreira.
PS. DICA DO AUTOR - O Café da Santa também é um ótimo lugar para os homens que, como eu, preferem tomar um café e bater um bom papo do que ficar rodando pelas lojas com suas companheiras... rs.
Café da Santa
Praça Cel. João Pedro, 102
Pedreira - SP
Fone: (19) 3893-2302
Todos os dias 8:00h à 19:00h
Todos os dias 8:00h à 19:00h
Exibir mapa ampliado
Imagens: Arian C. de M. A. Pereira
Muito bacana!!! Estaremos lá em breve, com certeza na próxima vez que estivermos pela região!
ResponderExcluirO ambiente lá é uma delícia mesmo. E os quitutes são deliciosos! Vale a pena visitar!
ResponderExcluirADORO Pedreira!! Muito legal seu blog, parabéns!
ResponderExcluirO Café da Santa agradece o carinho e convida todos a desfrutar as delícias da casa, além do descanso as margens do rio Jaguari.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Estive lá ontem com meu marido e amigos. Amei!
ResponderExcluir