Eu conheço um Lugarzinho... que te faz jurar que a Toscana se encontra em uma pequena rua no coração do bairro Cambuí em Campinas-SP.
Foi com essa frase que eu comecei a minha indicação para o Lugarzinho Duo Bruschetteria e Bottega há 4 anos atrás.
Em breve o estabelecimento vai ganhar uma indicação completamente reformulada na nova versão do Guia do Lugarzinho e o novo texto vai mostrar que a casa é muito mais do que a contra-parte de algum um estabelecimento dessa região da Itália.
A casa continua com sua face Toscana, mas seu coração definitivamente bate com todos os ritmos da Itália. Sua comida é extremamente emotiva e faz com que comensais, como este que vos escreve, tenham conexões diretas com pratos saboreados na infância.
Quem nunca teve o prazer de se derreter perante alguma iguaria preparada com maestria por alguma nona? Mesmo que não seja a sua nona! Rs!!!
Com o coração no formato de bota, o DUO resolveu pegar carona em uma das mais importantes provas do ciclismo mundial, o Giro d’Italia, e percorrer o país de Norte a Sul para mostrar toda a sua riqueza culinária. De abril a dezembro os clientes do restaurante poderão conhecer, a cada mês, um prato típico de uma região da Itália que ficará no cardápio.
No Giro d’Italia do DUO, a maratona é muito mais gastronômica do que esportiva. Ninguém precisa ir até a Itália ou pedalar os 3.486 quilômetros previstos da prova deste ano (que se inicia em 9 de maio): melhor sentar na garupa da bicicleta e aproveitar a paisagem, enquanto prova um prato e outro, sempre com a taça cheia dos vinhos da cada região.
O Festival começou com a região de Friuli-Venezia Giulia, que, por fazer fronteira com países da Europa Central (como Áustria e Eslovênia) tem influência da gastronomia desses países. Alto consumo de polenta, do queijo Montasio, e de doces como a “gubana”, rosca doce de inspiração eslovena. O prato que estréia a rota foi o Toc in Braide, uma polenta com creme de queijos, aspargos e lingüiça de javali.
Neste mês (maio), O Giro d’Italia continua com a Pasta e Fagioli alla Veneta, uma receita típica do Vêneto (a segunda região contemplada no percurso), que consiste numa sopa de feijão com macarrão.
Os pratos, apesar de já estarem sendo testados, serão definidos a cada mês, respeitando os ingredientes encontrados. “Também podemos mudar de ideia de receita durante o caminho, por isso não quisemos definir o cardápio todo. É que nem em viagem de férias, não pode ter tudo tão pré-definido, senão fica chato” brinca o chef-executivo do restaurante Erick Alsaro. Os preços serão todos na faixa entre R$ 29,00 a R$ 59,00.
Giro d’Italia DUO
De abril a dezembro
DUO Bruschetteria e Bottega
Rua Gustavo Enge, 48 – Cambuí
De terças a quintas, das 18h30 ás 00h, sextas e sábados, das 18h30 à 01 e domingos (almoço), das 12h às 16h.
Programação
#1 Abril – Friuli-Venezia Giulia
#2 Maio – Vêneto
#3 Junho – Emilia-Romana
#4 Julho – Toscana
#5 Agosto – Umbria
#6 Setembro – Marche
#7 Outubro – Lazio
#8 Novembro – Calábria
#9 Dezembro – Sicília
Nenhum comentário:
Postar um comentário