sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Osteria Salvatore


Eu conheço um Lugarzinho... onde todo dia é domingo na casa da nona.


Em um dos mais improváveis lugares de Campinas-SP se encontra a pequenina e peculiar Osteria Salvatore.

Digo que a localização é improvável por que a casa se encontra em uma rua totalmente residencial de uma parte da cidade mais conhecida por bares e churrascarias.

A Osteria é um daqueles Lugarzinhos que você provavelmente vai passar reto e brigar com o seu GPS dizendo que ele te mandou para o endereço errado. Não mandou! Pare, olhe com cuidado e se prepare para conhecer um estabelecimento interessante, aconchegante e acolhedor.


Antes de falar mais sobre a casa, quero explicar para os meus leitores o que exatamente é uma Osteria
.

"Uma osteria (pronúncia italiana: [oste'ria]) na Itália era originalmente um lugar que serve vinho e comida simples. Ultimamente, a ênfase foi deslocada para a comida, mas menus tendem a ser curtos, com especialidades locais, como massas e carnes e peixes grelhados e frequentemente servido em mesas compartilhadas. Ideal para um almoço barato, osteria também serve para um descanso depois do trabalho e à noite. As Osterias variam muito na prática. Algumas só servem bebida e os clientes estão autorizados a trazer sua própria comida, como no Osteria del Sole em Bolonha. Algumas mantiveram uma clientela predominantemente masculina, enquanto outros chegaram aos estudantes e jovens profissionais. Alguns oferecem música e outros entretenimentos. Semelhante a osteria são as bottigliere, onde você pode tomar uma garrafa ou frasco, e depois voltar a preencher o barril; e a Enoteca que geralmente se orgulham do alcance e qualidade do seu vinho." - Fonte Wikipedia

A Osteria Salvatore é exatamente a casa da nona, que sempre recebeu todo mundo com carinho e pratos fartos, e hoje se tornou um pequeno e charmoso restaurante sob a tutela da neta e o seu marido.

A casa tem todo aquele charme de negócio pequeno familiar e clima descontraído de um fim de semana na casa da nona. Todos são recebidos de forma calorosa e prontamente orientados para se sentirem à vontade. Literalmente! Rs! O cliente é encorajado a escolher um dos discos da farta coleção de Vinils, participar das apresentações musicais que acontece de sextas e sábados ou até mesmo tocar o piano que se encontra no meio do salão.

O ar descontraído está presente tanto na decoração rústica do estabelecimento, quanto no atendimento caloroso por  parte dessa verdadeira família italiana. 



Mas a boa música e calor humano não são tudo o que a Osteria Salvatore pode oferecer. A casa oferece um menu repleto de delícias!

O menu é repleto com várias opções de bruschettas e pizzas. As bruschettas são fartas e tem a interessante opção da porção mista, que proporciona ao cliente conhecer 3 sabores tradicionais da casa. As pizzas são tradicionais e primam pelo toque italiano das receitas. Os sabores preferidos dos clientes são: Carciofi Corações de alcachofra, muçarela e tomate fresco, Parma Presunto Parma com rúcula, muçarela e tomate seco e a Caponatta Beringela , pimentões amarelo, verde e vermelho, muçarela e tomate seco. Uma pizza na Osteria custa em média de R$ 35,00.

Não fique achando que a tradição italiana está somente no atendimento caloroso e na receita das pizzas e bruschettas. Um tradição deliciosa que a casa segue religiosamente é o Gnocchi da Sorte.

Todo dia 29 a casa oferece um jantar italiano completo com entrada, salada e buffet com 3 opções da massa por R$ 25,00. A ideia é proporcionar para os clientes o antigo e tradicional ritual de São Pantaleão. Boa massa e o prospecto de abastança financeira são motivos mais do que suficientes para garantir a minha reserva de mesa todo dia 29... rs!

Como a casa é pequena, recomendo ligar antes para reservar uma mesa nos dias de apresentações musicais (sextas e sábados) e no dia do Gnocchi da Sorte.

Lembre-se que o Gnocchi não é a única receita de sucesso da Osteria Salvatore. A boa comida e o atendimento carinho e prestativo são os principais ingredientes para uma casa que definitivamente merece a sua visita.


Osteria Salavtore
Rua Francisco Antonio Pinto 154
Parque industrial - Campinas - SP
Fone: (19) 3272-1736
3ª à sábado das 19:00h às 22:30h



Imagens: Reprodução

terça-feira, 17 de julho de 2012

Formiguinha Doçaria


Eu conheço um Lugarzinho... onde uma família trabalhou como formiga para criar produtos com o gostinho da casa da gente


Sabe aquela torta de frango que só a sua mãe sabe fazer? E aquele bolo fofinho da receita secreta da Vovó? Esses e muitos outros sabores, que pareciam ter se perdido ao longo do tempo, encontraram abrigo em uma charmosa esquina de Americana-SP.

Formiguinha Doçaria é um verdadeiro recanto de delícias caseiras com aquele clima de "casa de parente"

Essa sensação familiar que sentimos ao adentrarmos a casa não se deve somente aos aromas e sabores das guloseimas, mas também ao atendimento carinhoso e prestativo.

A doçaria recebe cerca de 400 clientes por dia, mas mesmo assim, as atendentes chamam pelo nome quase todos que entram pela porta.


Charmosa por dentro e por fora, a Formiguinha é dividida em 5 agradáveis ambientes: a cafeteria logo na entrada, um segundo salão onde se encontra o buffet de café da manhã, uma área externa coberta, um terceiro salão onde se encontra a parte de pasticceria e o mezanino.

Todos esses ambientes permitem que os clientes fiquem dispersos pelo estabelecimento gerando um fluxo tranquilo mesmo com grande movimento.

Outro forte atrativo da Formiguinha é a sensação de lounge. Mesmo com uma equipe completa e atuante, a casa não tem aquele ruído constante. Muito pelo contrário... uma agradável seleção de MPB acompanhou a minha visita.

A casa oferece wifi e facilmente pode substituir o seu escritório quando paz e tranquilidade forem necessários.

O estabelecimento também é perfeito para aqueles, que como eu, gostam de acordar mais tarde nos fins de semana e tomar aquele café da manhã completo. O farto buffet funciona todos os dias até 12:00 hs e tem um preço bem camarada.


O som da casa é bom, mas o aroma é ainda melhor!

Em constante contenda com os grãos de café moídos na hora, os salgados inundam os salões com um aroma delicioso a cada nova fornada.

Sim... salgados! Essa formiga também tem olhos para os salgados. E que olhos!

São dezenas de opções para comer na hora ou para levar para casa. Tanto na opção normal quanto na integral, as vitrines estão repletas com os sabores mais variados e convidativos.

Todos os recheios são fartos e criativos, mas alguns merecem a sua atenção especial. Não deixe de provar: Peito de Peru com Queijo Branco e Nozes, Rosbife e Funghi, Rosbife com Tomate Seco normal e Palmito (um torete inteiro) com Peito de Peru e Provolone.

Se o nariz pertence aos salgados, os olhos com certeza são dos doces. As vitrines são repletas de verdadeiras obras de arte de açúcar e muito chocolate.

Eu sei que beleza não enche barriga, mas só um desse doces já faz o serviço. Rs! Os doces são fartos e muito gostosos. Eu recomendo o Mousse de Chocolate com Macadâmias.

Todas essas delicias também podem ser encomendadas nos mais diferentes tamanhos e sabores para todos os tipos de comemorações. A casa tem um rico catálogo de doces finos para festas.

Seja pelo ambiente agradável, pelo atendimento cordial ou por centenas de guloseimas com gostinho de "casa da gente" a Formiguinha Doçaria merece a sua visita.


Formiguinha Doçaria
Rua das Paineiras, 375
Jardin São Paulo- Americana - SP
Fone: (19) 3408-0105
Todos os dias das 07:00h às 22:00h 


Imagens: Reprodução


domingo, 22 de abril de 2012

Coffee Lab


Eu conheço um Lugarzinho... onde o café deixou de ser somente uma bebida para se tornar uma experiência sensorial


Esqueça tudo que você conhece sobre café e o seu preparo, pois você está prestes a conhecer um verdadeiro laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade... o Coffee Lab. 

Focado em micro lotes com características singulares, responsabilidade eco-social e rastreabilidade do pé ao pacote, o Coffee Lab é a torrefação responsável pelo agradável aroma de café que perfuma o cruzamento da Wizard com a Fradique Coutinho.

Bem no miolo da Vila Madalena (São Paulo-SP), se encontra essa charmosa escola de baristas que vende uma infinidade de utensílios para os amantes do café que querem prepara-lo com estilo e qualidade em suas casas.

Mas afinal de contas... laboratório, cafeteria, loja, torrefação, escola de baristas... o que exatamente é o Coffee Lab? 

O Coffee Lab é tudo isso e mais! É um espaço de degustação, aprendizado, diversão e troca para aqueles que amam, fazem e conversam café.


O Coffe Lab é um estabelecimento extremamente charmoso que possui dois ambientes principais. Em um deles funciona o laboratório em si, uma cozinha aberta e cercada por mesinhas, um balcão e uma estilosa poltrona. No outro ambiente funciona a sala de torra, onde são ministrados cursos para torrefadores.

Dois charmes muito peculiares das casa são: as divertidas anotações feitas nas paredes (para evitar o uso desnecessário de papel) e uma torneira de água filtrada de graça os clientes disponível no melhor do sistema self service com direito a gelo, copos e jarras.

O Coffee Lab também oferece uma varanda para fumantes, internet wi-fi para todos os clientes e pontos para conectar os computadores em todas as mesas. 

Não é atoa que a casa coleciona prêmios: Melhor café Veja SP 2012, Melhor café Folha de São Paulo 2011 e 2012, Melhor café pelo juri da revista e pelo juri popular da Revista Época 2011 e 2012.

O grande motivo de todo esse sucesso está em outra acumuladora de títulos, a barista Isabela Raposeiras (Melhor Barista pela Prazeres da Mesa 2012, 1º lugar no Campeonato Nacional de Barista, 2002).

A proprietária da casa pode ser uma estrela no seu meio, mas no Coffee Lab a verdadeira estrela é o café.



Ao adentrar esse "templo do café", os clientes são recebidos pelos baristas da casa. É muito fácil reconhece-los, pois todos trajam um macacão cinza, tatuagens e um sorriso no rosto.

Uma das primeiras informações que o cliente recebe, é o blend* do dia. A casa trabalha com uma variedade de blends exclusivos e single origins vindos de micro lotes de produtores nacionais.

Existe um infinidade de maneiras de preparos para saborear esse blend e bebidas interessantíssimas preparadas a base do mesmo.

Vale muito a pena conhecer o chocolate da vovó, uma bebida quente preparada com chocolate cremoso, raspas de limão e um café espresso que deve ser adicionado na hora de saborea-la. Também existe a opção da "vovó calorenta" em que a mesma bebida é preparada coma base de chocolate fria.

Para acompanhar essas bebidas deliciosas, a casa oferece uma gama interessante de confort foods: sagu de café com creme de baunilha, brigadeiro feito a base de café, torta de liquidificador com legumes e cogumelos frescos e sanduíche de fraldinha picada e cozida.

Como não poderia deixar de ser... o melhor ficou para o final! 

O Coffee Lab elaborou uma série de rituais de degustação de café. Pelo preço de um espresso, é possível, por exemplo, provar uma xícara de café comum em contraste com outra acompanhada por uma colher de cream cheese, ou até mesmo degustar um café “temperado” com sal. Os rituais permitem conhecer o rico mundo de sabores e aromas ligados ao café. 

Na primeira prova o cliente recebe o "cartão xicragem”, uma espécie de programa de milhas para os amantes do café.

Se você ama o café, pretende conhece-lo melhor ou simplesmente gostaria de saborear uma boa xícara... o Coffee Lab é uma parada obrigatória na Vila Madalena (São Paulo-SP).


*Para quem não fala café: blend é a combinação dos grãos de café. É ela que define o gosto de cada café e o diferencia dos demais.

 

Coffee Lab
Rua Fradique Coutinho, 1.340
Vila Madalena- São Paulo - SP
Fone: (11) 3375-7400
2ª a 6ª 09:00h à 18:00h 
sábado 09:00h à 16:00h



Imagens: Reprodução